“Educação Ambiental deve ser fundamentada, em uma lógica de apropriação das discussões,
mais, sobretudo de apropriação da mudança de mentalidade e de comportamento”
A educação tem um papel crucial na vida dos sujeitos, é a partir dela e com ela, que poderemos construir uma sociedade crítica e autônoma. O espaço da escola deve nos privilegiar a ação reflexão, em especial da construção histórica dos sujeitos pautando seu papel na sociedade e resignificando valores e mudança de mentalidade para o rompimento dos antigos paradigmas.
É nessa conjuntura que a Educação Ambiental se configura, na perspectiva de desmistificar conceitos estereotipados na sociedade e de fomento de uma cultura de participação, democratização e de construção de novos modelos para uma sociedade sustentável a partir do Meio Ambiente, considerando o mesmo como todo o conjunto que envolve as diversas realidades, meios de vida, de relacionamento, subjetividade, do modelo de consumo etc.
É necessário colocar no centro do processo educativo a formação da cidadania que vem ao encontro das modernas concepções da educação, que redefinem a função social da escola na construção do exercício da cidadania. Visam a uma sociedade mais justa, solidária e fraterna, através da valorização da vida em todos os seus aspectos. (Marcos Referenciais). A educação precisa de significado, pois é responsável pela autonomia do conhecimento, gerado a partir da cultura coletiva e se desdobrando para o individual, na qual o processo de aprendizado e de fundamentação do empoderamento dos sujeitos nasce da construção coletiva com a participação e envolvimento de um todo. É nesse sentido que a Educação Ambiental-EA deve ser fundamentada, em uma lógica de apropriação das discussões, mais, sobretudo de apropriação da mudança de mentalidade e de comportamento frente a um novo modelo de sociedade em que possamos estabelecer relações iguais a partir da sustentabilidade e preservação da natureza que muito tem a nos ensinar e a contribuir nos aspectos ecológico, saúde, educação, relação do meio com a sociedade etc. No processo de ensino aprendizagem, somos todos motivados e responsáveis pelo o desenvolvimento do Meio Ambiente, o espaço escolar é fundamental para a sensibilização e conscientização, pois é nesse espaço que são construídas as fundamentações teóricos onde educadores e educandos discutem e encontram possíveis saídas para as diversas realidades dentro de uma mesma sociedade, levando em conta o antagonismo da mesma. É no espaço da escola que percebemos a pluralidade e a possibilidade de transformação da realidade que antes a qualquer mudança de postura há de se ter um mudança de mentalidade, e que o mesmo é fruto de muitas discussões,debates, decisão e interesse político, considerando que existe uma política para a Educação Ambiental- EA.
A EA pode e deve ser trabalhada de várias formas e métodos, uma delas se dá através dos temas transversais e da interdisciplinaridade, onde o tema se relaciona com o cotidiano da escola mais também com a vida dos educandos, acreditamos que para um Meio Ambiente Sustentável precisamos iniciar o debate nas escolas e levarmos para todas as instituições e espaços que ocuparmos para um processo de convencimento da importância da mesma na construção de uma sociedade emancipada sustentavelmente.
Josineide Luz de Freitas
Simone Sousa do Nascimento